Sobre o Autor

Olá! Meu nome é Diovane Franco Rodrigues, nascido em Campo Grande (MS), no ano de 1994, ex-Servidor Público Federal na Justiça Federal (TRF3/TRF1) e atualmente advogado ambiental (https://advogadoambiental.adv.br/). Passei pelas seguintes universidades: Universidade Católica Dom Bosco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade de Cuiabá (obs: já lhes explico o motivo de ter dividido o curso de direito entre três universidades).

Em 2012 ingressei na faculdade de direito, na Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande. Em seguida, iniciei um estágio para um Procurador Federal, atuando no contencioso previdenciário (Juizado Especial Federal), diretamente no feito com a confecção de peças processuais. Foi uma fase muito boa, ocasião em que aprendi muito com meu chefe sobre processo civil e previdenciário. Posteriormente, recebi uma proposta para trabalhar para uma empresa e parei com o estágio.

Ocorre que, trabalhando por um ano ou mais ali, percebi que poderia estar mudando meu rumo, me afastando dos objetivos ligados ao direito. Então, tive uma oportunidade, quando, em novembro de 2013, vi em algum site que havia sido publicado o edital do concurso para servidores do TRF3, com provas em janeiro de 2014. Então, decidi que iria fazê-lo, ainda que eu tivesse apenas 80 dias para estudar para a prova. Foi a época em que descobri o que era concurso e como deveria estudar para um concurso.

Com muita disciplina e determinação, conciliando o trabalho, a faculdade e os estudos, dediquei-me nestes 80 dias e, dentre os 5 mil candidatos inscritos, aos 19 anos, obtive êxito no feito, ficando em 12º lugar no estado de Mato Grosso do Sul. No final de 2014, fui nomeado para o cargo de técnico judiciário na Justiça Federal.

Tomei posse e fui lotado na Justiça Federal de Corumbá (MS), tendo que transferir meu curso de Direito para lá, logrando êxito em um concurso de vestibular de transferência para Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Posteriormente, em meados de 2015, me mudei para Sinop/MT, ocasião em que tive que transferir meu curso de direito, pela segunda vez, para a Universidade de Cuiabá (UNIC) de Sinop/MT, para finalizar o curso.

Voltei a estudar para concursos em meados de 2016, tendo logrado êxito em ser aprovado na OAB antes de terminar o curso, tão somente com o conhecimento adquirido nos estudos voltados para concurso público. Concluí o curso de direito em junho de 2017. Por um tempo, lutei para os estudos para os cargos da AGU, mas desde 2015 não há provas. Também aguardei provas para a Magistratura Federal, porém, com a pandemia de 2020 e 2021, até meados deste último ano não houve provas de TRFs.

Após alguns acontecimentos na minha vida, como o nascimento do meu filho, bem como ter trabalhado na Justiça Federal como assessor jurídico, mudamos a percepção da vida sobre os valores que nos importam. Percebi que o cargo público não era mais o meu objetivo principal, e sim estar perto de meu filho.

Em 2021 obtive a oportunidade de entrar para o mercado privado, ocasião em que também pude iniciar os trabalhos na advocacia, permanecendo sempre perto de meu filho. Hoje exerço exclusivamente a advocacia ambiental.

Este blog, por sua vez, foi parte de um projeto importante em minha jornada jurídica, e continuará aqui para colaborar com todos aqueles que desejam estudar. Há muita coisa boa aqui.

Um grande abraço!

Diovane Franco Rodrigues, advogado ambiental, Autor do Projeto Costurando a Toga®, ex-Servidor Público da Justiça Federal da 3ª Região e 1ª Região, na função de assessor jurídico; bacharel em direito pela UCDB (6/10); UFMS (2/10) e UNIC (2/10), pós-graduado pela Universidade Cândido Mendes em Direito Administrativo, apaixonado pelos estudos jurídicos, políticos, filosóficos, sociais e por meu filho.

No instagram: @diovanefranco