#costurandoatoga | Direito Constitucional – Controle de Constitucionalidade – Apostila 02

ArtigosCosturando a Toga®Direito Constitucional

Fala pessoal! Todos tranquilos?!

Espero que sim, e que estejam estudando.

Bom, antes de entrarmos na mérito do dia, vamos suscitar algumas questões de ordem.

Primeiramente, peço desculpa pela demora em postar, mas está muito corrido para mim. Depois da prova do TRF-3, verifiquei algumas deficiências minhas, de modo que demandará mais foco em outras necessidades de estudo (+lei seca/+resolução de questões). Assim, eu diminuí o ritmo da leitura de doutrinas e, consequentemente, da elaboração dos resumos. Mas isso não significa que eu abandonarei os resumos, isso porque eles serão meus cadernos após findá-los. Portanto, peço a compreensão de vocês. Em segundo lugar, em julho entro de férias, e ficarei longe do site por algum tempo. MAAAS, hoje o material é do bom.

Vamos lá.

Antes de mais nada, gostaria de dizer que eu utilizei o livro de Direito Constitucional do Professor Pedro Lenza, bem como um resumo que estava disponível no site do João Lordelo. O livro do Lenza, no que toca ao tema controle de constitucionalidade, possui 210 páginas; já o resumo do Lordelo, 103. Eu os li e compilei neste belo resumo. Observação: EU NÃO REVISEI. Isto posto, pode ter erros de português e caberá a vocês, leitores e revisores, utilizar o campo do rodapé para apontar as falhas, ok? rsrs. Obrigado!

Pessoal. Não há como passar em um concurso de grande envergadura sem dominar controle de constitucionalidade, infelizmente. É uma matéria fácil, longa, cheia de nuances, detalhes, etc, etc. Entretanto, com uma boa lida na doutrina e nas leis, tudo ficará fácil. O resumo ficou bem explicativo, bem direto, sucinto. Ok? Leiam as leis 9.868/99 (ADI, ADO, ADC); 9.882/99 (ADPF) e 12.562/11 (ADI Interventiva).

Saibam TUDO sobre controle de constitucionalidade. Tudo mesmo. Fiquem atentos com:

  • Controle difuso e concentrado em nível estadual: cabe ADI de lei municipal tendo como parâmetro a Lei Orgânica do Município?
  • Normas de reprodução obrigatória e controle concentrado em nível Estadual: possibilidade de REx ao STF?
  • Controle simultâneo em ADI estadual e ADI no STF: suspensão da estadual?
  • Modulação dos efeitos;
  • Abstrativização do controle difuso X Transcendência dos motivos determinantes: caso amianto, julgado recentemente (2017), houve mutação constitucional do artigo 52, X, CF? O STF realmente passou a adotar a abstrativização do controle difuso ou foi um caso específico de controle incidental em controle abstrato?
  • Cláusula de reserva de plenário? O que é? Quando usa? Quando não usa? Art. 97 CF + SV 10.
  • Medida cautelar: efeitos em cada espécie de ação.
  • Legitimados: especial e universal.
  • Controle prévio parlamentar; mudança de norma paradigma: há constitucionalidade superveniente/inconstitucionalidade superveniente?; revogação de lei objeto de impugnação.

Galera, eu poderia ficar escrevendo inúmeros casos aqui pra vocês estudarem. O importante é que estudem TUDO! Ok? Leiam as leis, por favor. Eu fiz 62 pontos no TRF-3, poderia ter feito mais, eu sabia a matéria, MAS, errei texto de lei. Usem meu erro para não cometer ele, ok? Texto de lei é importante para concurso de grande envergadura.

Segue o material:

Baixar

Um grande abraço! LEIAM ABAIXO!


Para quem ainda não conhece o nosso Projeto Costurando a Toga ®CLIQUE AQUI e saiba mais sobre esse projeto, consistente em elaboração de apostilas gratuitas para a Magistratura Federal e outros concursos, com base na bibliografia indicada no site.

Ainda, sigam-nos nas redes sociais. Lá eu posto coisas interessantes e relevantes. Basta clicar nos ícones do Facebook e Instagram abaixo e nos seguir.

Espero que estejam gostando do nosso site. Qualquer dúvida pode entrar em contato conosco, através do campo de contato no rodapé do site.

Inscrevam-se, também, na nossa Newsletter, clicando neste link, cadastrando seu e-mail no formulário abaixo ou no rodapé do site. Assim você sempre receberá nossas atualizações de posts e materiais de estudo. Nós respeitamos você e não enviamos nenhum spam, mas tão somente atualizações com os materiais e posts!

Até mais pessoal!

Diovane Franco Rodrigues

Instagram: @diovanefranco

Escrito por

Diovane Franco

Advogado atuante em Direito Ambiental, graduado pela Universidade Católica Dom Bosco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Faculdades de Ciências Gerenciais e Jurídicas de Sinop. Também é pós-graduado em Direito Administrativo, com ênfase em controle da administração pública em prol dos particulares, aplicando seu conhecimento sobre Direito Administrativo na defesa de produtores rurais em questões ambientais. Também possui grande experiência em Direito Tributário. Deixou a carreira de servidor público na Justiça Federal (TRF-1 e TRF-3) para se dedicar exclusivamente à Advocacia Ambiental. É sócio-fundador do escritório Farenzena & Franco Advocacia Ambiental, dedicado exclusivamente à defesa de pessoas físicas e jurídicas acusadas de infrações contra o meio ambiente, nas esferas administrativa, cível e penal. Atua pujantemente em execuções fiscais de cobrança de multa decorrente de processo administrativo ambiental, elaborando e desenvolvendo embargos à execução, exceção de pré-executividade, bem como eventual ação anulatória ou declaratória visando à extinção de improcedência de execuções fiscais. É especialista em elaboração de defesas e recursos administrativos para cancelar autos de infração ambiental e sua respectiva multa, bem como termos de embargo ambiental, com maior ênfase nas infrações ambientais de desmatamento na Floresta Amazônica.
Instagram
LinkedIn
YouTube
Post anterior
Retorno aos resumos – Prova do TRF-3
Próximo post
#costurandoatoga | Direito Internacional – Teoria Geral e Fontes – Apostila 01

Leia também

Bibliografia Recomendada

Quanto à bibliografia, vou tratar dos livros que, após recomendações do João Lordelo (Procurador da República), Eduardo Gonçalves (Procurador da República) e Márcio André Cavalcante (Juiz Federal), Patrick Nilo (Procurador…