#costurandoatoga – Direito Civil – Apostila 01 – LINDB

ArtigosCosturando a Toga®Direito Civil
Bom dia amigos.
 
Hoje eu trago apostila sobre LINDB. Eu tentei fazer uma boa organização, pois o resumo da Magistratura Federal era bem bagunçado. Sempre que o material é feito por várias pessoas, fica uma salada de frutas. Isto posto, organizei, acresci algumas coisas e retirei algumas coisas. Essa matéria é de suma importância, vive caindo em provas. O que é importante aqui?
· A vigência das normas;
· Princípio da continuidade da lei;
· Distinção entre ab-rogação e derrogação;
· Distinção entre revogação expressa (por via direta) e tácita (por via oblíqua);
· Irretroatividade da norma: exceções e ultratividade;
· Distinção entre coisa julgada, ato jurídico perfeito e direito adquirido: relativização da coisa julgada e o exame de DNA nas ações de investigação de paternidade;
· Repristinação: conceito e exceções (inconstitucionalidade da lei revogadora e expressa disposição legal); Princípio da obrigatoriedade da norma;
· Vedação ao non liquet;
· Lacunas e formas de integração: analogia, costumes, princípios gerais de direito e equidade;
· Distinção entre “decidir com equidade” e “decidir por equidade”;
· Conceitos de retroatividade mínima, média e máxima;
· Aplicação da norma no espaço: regras; e
· Conflito aparente de normas.
 
Isto posto, façam bastante exercícios com nível de magistratura e MP, atendo-se às peculiaridades.
 
CLIQUE AQUI para baixar o material.
 
Diovane Franco Rodrigues
Instagram: @diovanefranco
Escrito por

Diovane Franco

Advogado atuante em Direito Ambiental, graduado pela Universidade Católica Dom Bosco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Faculdades de Ciências Gerenciais e Jurídicas de Sinop. Também é pós-graduado em Direito Administrativo, com ênfase em controle da administração pública em prol dos particulares, aplicando seu conhecimento sobre Direito Administrativo na defesa de produtores rurais em questões ambientais. Também possui grande experiência em Direito Tributário. Deixou a carreira de servidor público na Justiça Federal (TRF-1 e TRF-3) para se dedicar exclusivamente à Advocacia Ambiental. É sócio-fundador do escritório Farenzena & Franco Advocacia Ambiental, dedicado exclusivamente à defesa de pessoas físicas e jurídicas acusadas de infrações contra o meio ambiente, nas esferas administrativa, cível e penal. Atua pujantemente em execuções fiscais de cobrança de multa decorrente de processo administrativo ambiental, elaborando e desenvolvendo embargos à execução, exceção de pré-executividade, bem como eventual ação anulatória ou declaratória visando à extinção de improcedência de execuções fiscais. É especialista em elaboração de defesas e recursos administrativos para cancelar autos de infração ambiental e sua respectiva multa, bem como termos de embargo ambiental, com maior ênfase nas infrações ambientais de desmatamento na Floresta Amazônica.
Instagram
LinkedIn
YouTube
Post anterior
#costurandoatoga – Processo Civil – Apostila 02 – Teoria da Ação
Próximo post
Altruísmo nos estudos – conheça o Instagram @rockweelbs

Leia também

Bibliografia Recomendada

Quanto à bibliografia, vou tratar dos livros que, após recomendações do João Lordelo (Procurador da República), Eduardo Gonçalves (Procurador da República) e Márcio André Cavalcante (Juiz Federal), Patrick Nilo (Procurador…