#costurandoatoga – Processo Penal – Inquérito Policial – Apostila 02

Bom dia senhores! Todos firmes? Eu espero que sim, e espero que tenham aproveitado o feriado em amplos aspectos: descanso e estudo. Não estudem em demasia, pois pode prejudicar o ciclo regular de estudos. Pode haver uma hiper saturação, hehe… Domingo eu costumo não estudar, salvo alguma lidinha rápida, nada demais, no celular mesmo. Mas sentar e abrir o doutrinão? Nem pensar.
 
Pois bem. Hoje o tema é Inquérito Policial, tema em foco, em virtude das várias investigações que estamos tendo. Há uma farta jurisprudência sobre o assunto, de modo que é MUITO IMPORTANTE dominar o conteúdo. Esse resumo eu fiz com base no livro do Renato Brasileiro, em sua maioria, com breves anotações do livro do Nestor Távora, somado com o Resumo do TRF1 dos aprovados. Ao final, filtrei toda jurisprudência do Buscador do Dizer o Direito e trouxe aqui para nós as coisas importantes.
 
Isto posto, deem enfoque:
• Conceito e natureza jurídica do Inquérito Policial;
• Finalidade do Inquérito Policial e sua dispensabilidade;
• Atribuição para presidir o IP: o Investigação preliminar e autoridades com foro por prerrogativa de função;
• Características do IP: Caráter inquisitorial e o direito ao contraditório e à ampla defesa; Do sigilo do IP e a Súmula Vinculante nº 14;
• Formas de instauração;
• Notitia criminis apócrifa;
• Tramitação direta entre Polícia e Ministério Público;
• Poder de Investigação do Ministério Público e o STF:
• Identificação criminal: art. 5º, LVIII, CF e Lei nº 12.037/09;
• Prazos para conclusão do IP: prazos do CPP e das leis especiais;
• Arquivamento do IP;
• Desarquivamento e o conceito de provas novas: Súmula nº 524, STF;
• Arquivamento indireto x Arquivamento implícito: distinções;
• Vícios no IP e a Ação Penal: vícios verificados na fase investigativa não importam em nulidade da ação penal, uma vez que o IP tem mera função informativa (STF);
• Controle externo da atividade policial: alcance do poder de fiscalização exercido pelo Parquet.
 
Para quem ainda não conhece o projeto Costurando a Toga, trata-se de um projeto de elaboração de apostilas, do começo ao fim, para a Magistratura Federal. CLIQUE AQUI e leia mais sobre o projeto. Nesse link vocês saberão sobre o projeto e terão acesso aos demais materiais já publicados.
 
Peço que vocês divulguem nosso site em grupos de WhatsApp, no Instagram, e onde for possível. Isso me anima a continuar redigindo as apostilas! Tem sido bem bacana a execução desse projeto. Espero que estejam gostando.
 
CLIQUE AQUI para baixar o material sobre Inquérito Policial.
 
Diovane Franco Rodrigues
Instagram: @diovanefranco
Escrito por

Diovane Franco

Advogado atuante em Direito Ambiental, graduado pela Universidade Católica Dom Bosco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Faculdades de Ciências Gerenciais e Jurídicas de Sinop. Também é pós-graduado em Direito Administrativo, com ênfase em controle da administração pública em prol dos particulares, aplicando seu conhecimento sobre Direito Administrativo na defesa de produtores rurais em questões ambientais. Também possui grande experiência em Direito Tributário. Deixou a carreira de servidor público na Justiça Federal (TRF-1 e TRF-3) para se dedicar exclusivamente à Advocacia Ambiental. É sócio-fundador do escritório Farenzena & Franco Advocacia Ambiental, dedicado exclusivamente à defesa de pessoas físicas e jurídicas acusadas de infrações contra o meio ambiente, nas esferas administrativa, cível e penal. Atua pujantemente em execuções fiscais de cobrança de multa decorrente de processo administrativo ambiental, elaborando e desenvolvendo embargos à execução, exceção de pré-executividade, bem como eventual ação anulatória ou declaratória visando à extinção de improcedência de execuções fiscais. É especialista em elaboração de defesas e recursos administrativos para cancelar autos de infração ambiental e sua respectiva multa, bem como termos de embargo ambiental, com maior ênfase nas infrações ambientais de desmatamento na Floresta Amazônica.
Instagram
LinkedIn
YouTube
Post anterior
#costurandoatoga – Processo Civil – Apostila 3 – Do Processo
Próximo post
#costurandoatoga – Direito Civil – Apostila 2 – Pessoas naturais e Direitos Personalíssimos

Leia também

Bibliografia Recomendada

Quanto à bibliografia, vou tratar dos livros que, após recomendações do João Lordelo (Procurador da República), Eduardo Gonçalves (Procurador da República) e Márcio André Cavalcante (Juiz Federal), Patrick Nilo (Procurador…