#costurandoatoga – Direito Tributário – Apostila 03 – Competência tributária

ArtigosCosturando a Toga®Direito Tributário
Amigos!
 
Bom dia. Hoje o post é curto, e o material também! Hoje o tema é competência tributária. Um tema curto e de fácil assimilação que deve ser dominado pelos senhores. Devemos dar enfoque para:
• Competência para legislar sobre direito tributário x Competência tributária;
• Competência tributária como faculdade e as consequências decorrentes de seu não exercício (Art. 11, parágrafo único, LRF)
• Indelegabilidade da competência tributária;
• Delegabilidade da capacidade tributária;
• Competência tributária privativa;
• Competência tributária comum;
• Competência tributária cumulativa;
• Competência tributária plena;
• Distinção entre bis in idem e bitributação;
 
Portanto, continuem firme nos estudos e não deixem de dominar as pequenas matérias, uma vez que são simples.
 
ATENÇÃO: pessoal, eu peço mil perdões caso os materiais contenham erros gramaticais, materiais, ou quaisquer outros erros. Eu, infelizmente, não tenho tempo para revisá-los. Meu método de revisão, por enquanto, ainda não consiste nesta ou naquela técnica, mas na verificação de necessidade de revisão quando eu estou errando as questões. Por ora, eu somente dou continuidade ao estudo através de uma breve folheada nas páginas anteriores olhando os tópicos e fazendo um flash-back mental do que foi lido. Depois faço alguns exercícios sobre a matéria. Essa é a minha revisão.
 
ATENÇÃO: ao colega que ainda não sabe o que é o Projeto Costurando a Toga, convido-lhe a acessar esta página, clicando aqui, para conhecer nosso propósito de elaborar apostilas sobre todo o edital da magistratura federal.
 
O próximo tema de direito tributário será sobre legislação tributária, e está no forno.
 
Ainda, estou terminando também nossas primeiras apostilas de direito ambiental e a apostila 04 de processo civil sobre competência.
 
Espero que mantenham-se firmes, pois é devagar que se chega lá.
 
CLIQUE AQUI para baixar o material de hoje.
 
Um grande abraço a todos vocês.
 
Diovane Franco Rodrigues
Instagram: @diovanefranco
Escrito por

Diovane Franco

Advogado atuante em Direito Ambiental, graduado pela Universidade Católica Dom Bosco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Faculdades de Ciências Gerenciais e Jurídicas de Sinop. Também é pós-graduado em Direito Administrativo, com ênfase em controle da administração pública em prol dos particulares, aplicando seu conhecimento sobre Direito Administrativo na defesa de produtores rurais em questões ambientais. Também possui grande experiência em Direito Tributário. Deixou a carreira de servidor público na Justiça Federal (TRF-1 e TRF-3) para se dedicar exclusivamente à Advocacia Ambiental. É sócio-fundador do escritório Farenzena & Franco Advocacia Ambiental, dedicado exclusivamente à defesa de pessoas físicas e jurídicas acusadas de infrações contra o meio ambiente, nas esferas administrativa, cível e penal. Atua pujantemente em execuções fiscais de cobrança de multa decorrente de processo administrativo ambiental, elaborando e desenvolvendo embargos à execução, exceção de pré-executividade, bem como eventual ação anulatória ou declaratória visando à extinção de improcedência de execuções fiscais. É especialista em elaboração de defesas e recursos administrativos para cancelar autos de infração ambiental e sua respectiva multa, bem como termos de embargo ambiental, com maior ênfase nas infrações ambientais de desmatamento na Floresta Amazônica.
Instagram
LinkedIn
YouTube
Post anterior
Pontos da Magistratura Federal – TRF1 – Versão 2014 e 2016
Próximo post
#costurandoatoga – Processo Civil – Competência – Apostila 04 – IMPORTANTÍSSIMO!

Leia também

Bibliografia Recomendada

Quanto à bibliografia, vou tratar dos livros que, após recomendações do João Lordelo (Procurador da República), Eduardo Gonçalves (Procurador da República) e Márcio André Cavalcante (Juiz Federal), Patrick Nilo (Procurador…