#costurandoatoga | Competência Criminal – Processo penal – Apostila 04

Senhores(as)!

Bom dia!

Trago-lhes a última apostila que elaborei. Ando um pouco lento para elaboração das apostilas, mas tenho que cuidar de meus propósitos também, não é? Entretanto, não vou deixar de disponibilizar o material aqui para vocês. Lembro-lhes que o simples fato de eu disponibilizar o material aqui é insuficiente para qualquer sucesso. Cabe a você, caro leitor e amigo, baixar o material e estudar.

Eu o faço com muito suor. É um tempo que tenho dedicado exclusivamente para isso, uma vez que deixei de estudar pela sistemática de resumos em razão do Curso Extensivo para o Ministério Público Federal/Magistratura Federal que estou fazendo. Assim, reservo apenas 1h ao dia para elaboração das apostilas de nosso projeto.

Desta vez, é a apostila de competência criminal. No livro do Renato Brasileiro tem mais de 300 páginas, e eu o resumi na íntegra. O PDF ficou com um pouco mais de 100 páginas, mas verão que está COMPLETO, sendo totalmente desnecessário ir para doutrinas (para fins de concurso). Eu mesmo nunca mais vou ler o Renato Brasileiro nesta parte, mas sim este resumo.

O que é importante saber? Vejamos

  1. Jurisdição e competência – saibam diferenciar isso.
  2. Competência federal: nem preciso falar, né? A predileção de nosso site é para concursos federais, portanto, dominem este tema. Durmam sonhando com o artigo 109 da CF. Crimes contra a organização do trabalho, crimes políticos, crimes contra a ordem econômica, sistema financeiro nacional.. ENFIM. Vários crimes.
  3. Dominem conexão.
  4. Foro por prerrogativa de função: Questão de Ordem na Ação Penal 937. DOMINAR. Mudou toda sistemática de foro privilegiado.
  5. Foro de prefeito: ficar ligado nisso. É cheio de detalhes.
  6. Extensão das imunidades: corréus (súmula  704 do STF), etc.

Acho que é isso… Muita lei e muita jurisprudência. Nessa parte o CPP é pequeno, porém, riquíssimos em detalhes. Não dei muita ênfase ao Tribunal do Júri, peço que, sendo o caso, estudem em separado. Não cai muito em concurso federal.

Se o material tiver erro, o que certamente deve ter, peço que me avisem no campo de contato do site. Eu infelizmente não tenho tempo de revisar o material, ok?

Aos que estudam para Delegado (Federal e Civil), informo que o Professor Patrick Nilo, o mesmo que é organizador do Curso Extensivo da Magistratura Federal e do Ministério Público Federal, está formando uma turma para este curso. Cliquem aqui e entrem no canal de telegram dele para este curso e fiquem por dentro das novidades. É uma excelente oportunidade.

Peço que sigam meu perfil no Instagram, clicando aqui :). Lá eu faço sorteio, posto novidades e mantenho vocês atualizados sobre a produção de apostilas.

Segue o material:

Para quem não viu nossas demais apostila do Projeto Costurando a Toga, CLIQUE AQUI


Para quem ainda não conhece o nosso Projeto Costurando a Toga ®CLIQUE AQUI e saiba mais sobre esse projeto, consistente em elaboração de apostilas gratuitas para a Magistratura Federal e outros concursos, com base na bibliografia indicada no site.

Ainda, sigam-nos nas redes sociais. Lá eu posto coisas interessantes e relevantes. Basta clicar nos ícones do Facebook e Instagram abaixo e nos seguir.

Espero que estejam gostando do nosso site. Qualquer dúvida pode entrar em contato conosco, através do campo de contato no rodapé do site.

Inscrevam-se, também, na nossa Newsletter, clicando neste link, cadastrando seu e-mail no formulário abaixo ou no rodapé do site. Assim você sempre receberá nossas atualizações de posts e materiais de estudo. Nós respeitamos você e não enviamos nenhum spam, mas tão somente atualizações com os materiais e posts!

Conheça o site Advogado Ambiental Diovane Franco clicando aqui

Até mais pessoal!

Diovane Franco Rodrigues

Instagram: @diovanefranco

Escrito por

Diovane Franco

Advogado atuante em Direito Ambiental, graduado pela Universidade Católica Dom Bosco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Faculdades de Ciências Gerenciais e Jurídicas de Sinop. Também é pós-graduado em Direito Administrativo, com ênfase em controle da administração pública em prol dos particulares, aplicando seu conhecimento sobre Direito Administrativo na defesa de produtores rurais em questões ambientais. Também possui grande experiência em Direito Tributário. Deixou a carreira de servidor público na Justiça Federal (TRF-1 e TRF-3) para se dedicar exclusivamente à Advocacia Ambiental. É sócio-fundador do escritório Farenzena & Franco Advocacia Ambiental, dedicado exclusivamente à defesa de pessoas físicas e jurídicas acusadas de infrações contra o meio ambiente, nas esferas administrativa, cível e penal. Atua pujantemente em execuções fiscais de cobrança de multa decorrente de processo administrativo ambiental, elaborando e desenvolvendo embargos à execução, exceção de pré-executividade, bem como eventual ação anulatória ou declaratória visando à extinção de improcedência de execuções fiscais. É especialista em elaboração de defesas e recursos administrativos para cancelar autos de infração ambiental e sua respectiva multa, bem como termos de embargo ambiental, com maior ênfase nas infrações ambientais de desmatamento na Floresta Amazônica.
Instagram
LinkedIn
YouTube
Post anterior
#costurandoatoga | Direito Internacional – Sujeitos de Direito Internacional – Apostila 03
Próximo post
Te explico: a ausência.

Leia também

Bibliografia Recomendada

Quanto à bibliografia, vou tratar dos livros que, após recomendações do João Lordelo (Procurador da República), Eduardo Gonçalves (Procurador da República) e Márcio André Cavalcante (Juiz Federal), Patrick Nilo (Procurador…