#costurandoatoga – Direito Civil – Pessoas Jurídicas – Apostila 03

ArtigosCosturando a Toga®Direito Civil
Bom dia pessoal!
[blockquote]nenhuma conquista relevante é obtida sem esforço e dedicação.[/blockquote]
 
Mais uma semana se inicia e estamos quase completando 1/4 do ano de 2018. A pergunta que fica é: você está fazendo valer seu tempo? Seu ano? Está executando suas metas? Ou seu 2018 ainda nem começou? Reflitam sobre isso. Para se alcançar um objetivo exige-se certa postura mental e comportamental. Ontem, conversando com minha esposa sobre esse tipo de situação, chegamos à seguinte conclusão: “nenhuma conquista relevante é obtida sem esforço e dedicação.”
 
Espero que entendam isso, pois, depois, a única coisa que teremos, após termos deixado o tempo esvair-se pelos vãos de nossos dedos, é o que sempre tivemos: o futuro. Este último, sempre teremos, cabendo a nós as escolhas de como será ele.
 
Sem mais delongas, vamos ao tema de hoje. Eu elaborei um material de Direito Civil, cujo tema é Pessoas Jurídicas. Nesse tema, muitas coisas são importantes. Entretanto, o foco é a desconsideração da personalidade jurídica, ok? O Código de Processo Civil trouxe o incidente, motivo pelo qual as provas vêm trazendo bastante esse tema. Portanto, foco nele.
 
Devemos ter em mente os seguintes pontos:
• Teorias explicativas da pessoa jurídica;
• Teoria da ficção, Teoria da realidade orgânica e Teoria da realidade técnica;
• Administração da Pessoa Jurídica;
• Teoria ultra vires e teoria da aparência;
• Pessoa Jurídica e o Dano Moral: Súmula nº 227, STJ;
Disregard doctrine: teorias maior e menor – comparações;
Disregard doctrine e o advento do CPC/15;
• Art. 44, CC: rol exaustivo ou exemplificativo?
• Situação do condomínio: tem personalidade jurídica?
• Início da existência da pessoa jurídica e o registro público;
• Associações x Fundações x Sociedades: distinções;
• Exclusão de associado e a observância do contraditório e da ampla defesa: eficácia horizontal dos direitos fundamentais;
• O Ministério Público e as Fundações;
• As sociedades;
• A extinção da pessoa jurídica de direito privado.
 
Espero que gostem do material. Aos que não conhecem esse nosso projeto de elaboração de apostilas, chamado de Costurando a Toga, clique aqui.
 
CLIQUE AQUI para baixar o material de hoje.
 
Uma ótima semana a todos vocês.
 
Diovane Franco Rodrigues
Instagram: @diovanefranco
Escrito por

Diovane Franco

Advogado atuante em Direito Ambiental, graduado pela Universidade Católica Dom Bosco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Faculdades de Ciências Gerenciais e Jurídicas de Sinop. Também é pós-graduado em Direito Administrativo, com ênfase em controle da administração pública em prol dos particulares, aplicando seu conhecimento sobre Direito Administrativo na defesa de produtores rurais em questões ambientais. Também possui grande experiência em Direito Tributário. Deixou a carreira de servidor público na Justiça Federal (TRF-1 e TRF-3) para se dedicar exclusivamente à Advocacia Ambiental. É sócio-fundador do escritório Farenzena & Franco Advocacia Ambiental, dedicado exclusivamente à defesa de pessoas físicas e jurídicas acusadas de infrações contra o meio ambiente, nas esferas administrativa, cível e penal. Atua pujantemente em execuções fiscais de cobrança de multa decorrente de processo administrativo ambiental, elaborando e desenvolvendo embargos à execução, exceção de pré-executividade, bem como eventual ação anulatória ou declaratória visando à extinção de improcedência de execuções fiscais. É especialista em elaboração de defesas e recursos administrativos para cancelar autos de infração ambiental e sua respectiva multa, bem como termos de embargo ambiental, com maior ênfase nas infrações ambientais de desmatamento na Floresta Amazônica.
Instagram
LinkedIn
YouTube
Post anterior
#costurandoatoga – Processo Civil – Competência – Apostila 04 – IMPORTANTÍSSIMO!
Próximo post
Meu Edital Esquematizado – como organizar seus estudos de forma eficiente

Leia também

Bibliografia Recomendada

Quanto à bibliografia, vou tratar dos livros que, após recomendações do João Lordelo (Procurador da República), Eduardo Gonçalves (Procurador da República) e Márcio André Cavalcante (Juiz Federal), Patrick Nilo (Procurador…