Fala pessoal!
Tranquilo?
Todos firmes nos estudos? Eu espero que sim… Sei que não é fácil a persistência de ficar anos em dedicação. Mas entenda: não é fácil para ninguém. Ontem, no Instagram do Bom no Direito, li um texto interessante do Jorge Ottoni:
“Qual o primeiro passo para conquistar uma vitória? A maioria diria que é a vontade de vencer. Mas qual o valor dessa sede por vitória? Conheço muitas pessoas que estudam para concurso anos a fio e não desistem porque querem demais um cargo público. Isso é admirável, porém não é suficiente.
Muito mais do que desejar a vitória, você precisa desejar a própria preparação. Veja bem: todo concurseiro sonha com o cargo, a posse, família dando parabéns, a toga etc. Pode apostar que aqueles 20 mil inscritos no último concurso desejam vencer tanto quanto você. Acredite: você só vai se diferenciar da multidão de inscritos quando A SUA VONTADE DE SE PREPARAR FOR MAIOR DO QUE A SUA VONTADE DE VENCER.
Não adianta sonhar com o seu nome no diário oficial toda noite. Mas experimente acordar 1h antes do habitual com vontade de tomar o café da manhã rápido para estudar o quanto antes, ansioso para fazer 100 questões, ler o livro de constitucional e assistir aulas. Tente começar a estudar 10 minutos antes do programado em vez de enrolar 15 minutos esperando dar “8 em ponto” para começar. Quando seu foco sair da vitória e se concentrar na preparação NINGUÉM te segura. O primeiro passo para aprovação é a vontade de se preparar. E aí, com o que você vai sonhar hoje? “
Costumo dizer para os estagiários que já trabalharam e trabalham comigo na Justiça Federal: “Se for estudar, é para estudar de verdade, sem se enganar. Meio que estudar não existe, pois é a mesma coisa do que não estudar, é jogar tempo fora, e tempo, meu amigo, é muito caro. Portanto, faça bem feito, para depois dizer: dei o melhor de mim.” Logo, dê valor no seu estudo, todos os dias; na sua preparação. Fazendo isso (eu disse fazendo, e não “meio que fazendo”), com certeza os resultados virão.
É aquela frase do Abraham Linconl: ” Se tivesse seis horas para derrubar uma árvore, eu passaria as quatro primeiras horas afiando o machado. ” Prestem atenção em como estão gastando/usufruindo seu tempo. Será que estou estudando, ou enrolando, me enganando?
Vamos ao conteúdo:
Hoje eu trago para vocês o compilado da apostila 01 de Direito Processual Penal. Ela trata da introdução do processo penal; dos princípios processuais penais e sobre a lei processual penal. Toda aula 01 é a mais importante para nosso bom desempenho em provas. Por que? Porque é aí que está a base de tudo. Todos os demais temas sempre terão contato com as aulas 01, em virtude dos princípios. Entendendo essa parte, os demais temas ficarão mais fáceis para serem absorvidos por nós.
Portanto, deem atenção.
No tema de hoje não direi o que é mais importante, pois tudo o que está no PDF é importante, de modo que deve ser entendido, aprendido, e não decorado.
Uma observação: eu já havia postado parte deste material no Ponto 01 da Magistratura Federal de Processo Penal. Entretanto, ele está modificado, com novas informações jurisprudenciais e outras observações.
Se porventura houver erro no material, comuniquem-nos através do campo de contato do rodapé do site!
CLIQUE AQUI para baixar o material. Espero que gostem.
Para os que não sabem o que é o projeto #costurandoatoga, CLIQUE AQUI e entenda tudo sobre o nosso projeto de elaboração de apostilas para Magistratura Federal!
Um grande abraço!
Diovane Franco Rodrigues
Instagram: @diovanefranco