Meu Edital Esquematizado – como organizar seus estudos de forma eficiente

ArtigosDicas de estudoDiversos

Bom dia pessoal! Todos nos estudos?

Primeiramente, eu peço desculpas por ter postado pouco essa semana. Essa semana eu tive outros assuntos a resolver que me impediram de estudar, de modo que eu não elaborei nossas apostilas. Todo estudante deve ter em mente que os problemas virão, de modo que um dia, dois, ou três, você não poderá estudar. Há pessoas que desanimam com isso, outras, nem se preocupam. Eu digo que me enquadro no segundo caso. Entenda algo para evitar as frustrações: você não pode controlar tudo. Seus filhos e sua esposa podem pegar uma gripe; seu trabalho pode precisar um pouquinho mais de você; você pode ter que ir ao médico; você pode ter que ir ao banco, e nada disso é estudar, mas são coisas que a vida nos obriga a fazer.

Portanto, comecem a levar os estudos como uma obrigação como qualquer outras dessas que eu mencionei, sem ficar “bitolado” de modo a se frustrar por não ter estudado um dia e fim. Tem gente que diante dessas circunstâncias desanima. Nesses dias em que eu não pude sentar e abrir o “doutrinão”, pelo menos uma jurisprudênciazinha eu li no celular hehehehe. E aí é que está o cerne: a força de vontade não pode morrer.

Nós estamos com o site novo! Novo servidor e novas ferramentas.

Pessoal, o site anterior era hospedado em um local que não me permitia uma maior interação com vocês. Isto posto, agora o nosso site ficou mais organizado, através da página TODOS OS ARTIGOS, onde vocês podem filtrar os posts do site por categoria.

DICA VALIOSA: inscrevam-se em nosso site, na página inicial, no campo de cadastro de e-mail para receber atualizações.

Vamos ao post de hoje.

Organização nos estudos – Meu edital esquematizado do Eduardo Gonçalves

Todos vocês devem conhecer o Blog do Eduardo Gonçalves. É um blog e tanto, com ótimos conteúdos sobre temas jurídicos pontuais e outras dicas. Além disso, o Eduardo Gonçalves criou um produto que se chama “Meu edital esquematizado”. O que é isso? É um material em que ele destrincha o edital em dias, organizando seu estudo e dizendo para você o que é importante e o que não é importante. Em que isso ajuda? Ajuda em sua organização de estudos e ajuda a saber os tópicos principais que devem ser dado ênfase. Só isso? Não. Eu, particularmente, não utilizo o cronograma proposto dele, mas pode ser seguido. A principal função desse edital, para mim, é criar um caderno de revisão. 

Na aba do site que consta sobre dicas e métodos de estudo, eu disse que eu tenho um caderno de anotações. Esse meu caderno de anotações é o edital esquematizado, e abaixo das informações do edital, eu vou anotando minhas observações em tópicos. Hoje esse meu caderno tem mais de 500 páginas. Para que você faz isso Diovane? “RETA FINAL”. Eu dou uma folheada no edital e pronto. Dei uma refrescada em tudo. Eu só anoto as coisas importantes, que são primordiais para ter um conteúdo diferenciado, ou as coisas que eu erro em questões. Em sua maioria, esse meu caderno é só de anotações de erro de questões e de jurisprudência.

Ele tem edital esquematizado para quase todas as carreiras, o que torna ainda mais interessante.

Pessoal. Eu não estou ganhando nada e nem me foi pedido que eu fizesse esse post ok? Só estou passando para vocês essa ideia. Pois acho superinteressante a possibilidade de se criar um material de revisão. Eu sempre leio esse meu “caderno de anotações” de todas as matérias da magistratura federal. Para ver o site do “Meu Esquematizado” basta clicar aqui.

Ainda, acessem o blog do Eduardo Gonçalves. Lá tem dicas valiosas de estudo. Clique aqui para acessar o blog dele. Sigam ele também no instagram: @eduardogoncalves.

Conversando por e-mail com o Eduardo, ele me permitiu que eu postasse parcialmente o conteúdo aqui. Eu coloquei só a parte de controle de constitucionalidade. A parte que tem minhas anotações foram feitas por mim. Para baixar o arquivo, clique no arquivo PDF abaixo.

Baixar

Baixem o arquivo e me digam o que vocês acharam através de nossos comentários. Não é mais necessário fazer login para postar os comentários, de modo que ficou muito mais fácil a interação entre os colaboradores do site e os leitores.

Espero que gostem do post de hoje, e informo que na semana que vem nós voltamos com tudo. Os próximos materiais a serem postados serão, em direito civil, apostila de bens; em direito penal, apostila de fato típico; em direito ambiental, apostila de intrdução, princípios e competência; em direito administrativo, apostila de poderes administrativos.

Ahhhh… Aos novos leitores, se vocês ainda não conhecem o Projeto Custurando a Toga ®, clique aqui e saiba mais sobre nosso projeto de elaboração de apostilas gratuitas para concursos.


Sigam-nos nas redes sociais clicando nos ícones abaixo, pois lá eu posto informações relevantes e informo as atualizações do site!

Espero que gostem do nosso trabalho!

Diovane Franco Rodrigues – Instagram: @diovanefranco

Escrito por

Diovane Franco

Advogado atuante em Direito Ambiental, graduado pela Universidade Católica Dom Bosco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Faculdades de Ciências Gerenciais e Jurídicas de Sinop. Também é pós-graduado em Direito Administrativo, com ênfase em controle da administração pública em prol dos particulares, aplicando seu conhecimento sobre Direito Administrativo na defesa de produtores rurais em questões ambientais. Também possui grande experiência em Direito Tributário. Deixou a carreira de servidor público na Justiça Federal (TRF-1 e TRF-3) para se dedicar exclusivamente à Advocacia Ambiental. É sócio-fundador do escritório Farenzena & Franco Advocacia Ambiental, dedicado exclusivamente à defesa de pessoas físicas e jurídicas acusadas de infrações contra o meio ambiente, nas esferas administrativa, cível e penal. Atua pujantemente em execuções fiscais de cobrança de multa decorrente de processo administrativo ambiental, elaborando e desenvolvendo embargos à execução, exceção de pré-executividade, bem como eventual ação anulatória ou declaratória visando à extinção de improcedência de execuções fiscais. É especialista em elaboração de defesas e recursos administrativos para cancelar autos de infração ambiental e sua respectiva multa, bem como termos de embargo ambiental, com maior ênfase nas infrações ambientais de desmatamento na Floresta Amazônica.
Instagram
LinkedIn
YouTube
Post anterior
#costurandoatoga – Direito Civil – Pessoas Jurídicas – Apostila 03
Próximo post
#costurandoatoga – Direito Ambiental – Apostila 01 – Introdução, constituição e princípios

Leia também

Bibliografia Recomendada

Quanto à bibliografia, vou tratar dos livros que, após recomendações do João Lordelo (Procurador da República), Eduardo Gonçalves (Procurador da República) e Márcio André Cavalcante (Juiz Federal), Patrick Nilo (Procurador…