Que eu era um concurseiro não é novidade para ninguém. Afinal, esse site se iniciou com esse intuito: difundir o conhecimento jurídico de maneira acessível, já que materiais para concurso não eram e não são baratos.
Mesmo na advocacia, as coisas não mudaram. Inicialmente, quando do início do escritório no início de 2021, comecei o site diovanefranco.adv.br, escrevendo artigos com foco no direito ambiental. Após a fusão do meu escritório com o escritório do Cláudio, isso também não parou: o site advambiental.com.br é o portal mais conhecido e acessado no país na área do direito ambiental. Após, criamos o canal do YouTube da comunidade ambiental, portal em que toda semana discutimos direito ambiental.
Agora, este ano, resolvi começar a escrever novamente, mas desta vez não é para concurso. O foco deste site é eminentemente técnico: apontar falhas e acertos nas teorias do direito sancionatório ambiental, com viés crítico, mas sem deixar de lado a dogmática necessária ao exercício do bom direito, subsidiando os advogados e todos os demais intérpretes em sua luta diária por justiça.
Em época de beligerância informativa e de guerra de forças políticas extremas, pequenos “vaga-lumes iluministas” podem ajudar aqueles que agonizam na mão do Leviatã, construindo interpretações “contramajoritárias” condizentes com o Estado Democrático de Direito.
Começa, agora, o direito ambiental sancionador fora da caixa.
Eu espero que gostem!