[Vídeo] #1 Estudo de Caso: A Estratégia que Livrou os Réus de Crimes Ambientais

Vídeos

O Estudo de Caso de hoje envolve uma situação que reflete um dos grandes desafios do Direito Ambiental: a compatibilização entre o desenvolvimento urbano e a preservação do meio ambiente. E, sem dúvida, é um dos mais intrigantes e desafiadores que já vimos envolvendo crimes ambientais.

Imagine ser acusado de crimes ambientais graves, como destruir uma floresta em área de preservação permanente, construir ilegalmente e ainda impedir a regeneração da natureza. Agora imagine que, em meio a todas essas acusações, uma defesa estratégica virou o jogo com um simples argumento técnico e um detalhe processual que muitos poderiam ter ignorado.

Este caso vai te mostrar o quanto um conhecimento profundo do direito ambiental e penal pode ser o diferencial entre uma condenação pesada e a liberdade. Como os advogados dos réus conseguiram absolvições inesperadas e extinções de punibilidade com base em estratégias precisas? E mais: como um único ponto, muitas vezes subestimado, foi capaz de mudar o destino dos envolvidos?

Escrito por

Diovane Franco

Advogado atuante em Direito Ambiental, graduado pela Universidade Católica Dom Bosco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Faculdades de Ciências Gerenciais e Jurídicas de Sinop. Também é pós-graduado em Direito Administrativo, com ênfase em controle da administração pública em prol dos particulares, aplicando seu conhecimento sobre Direito Administrativo na defesa de produtores rurais em questões ambientais. Também possui grande experiência em Direito Tributário. Deixou a carreira de servidor público na Justiça Federal (TRF-1 e TRF-3) para se dedicar exclusivamente à Advocacia Ambiental. É sócio-fundador do escritório Farenzena & Franco Advocacia Ambiental, dedicado exclusivamente à defesa de pessoas físicas e jurídicas acusadas de infrações contra o meio ambiente, nas esferas administrativa, cível e penal. Atua pujantemente em execuções fiscais de cobrança de multa decorrente de processo administrativo ambiental, elaborando e desenvolvendo embargos à execução, exceção de pré-executividade, bem como eventual ação anulatória ou declaratória visando à extinção de improcedência de execuções fiscais. É especialista em elaboração de defesas e recursos administrativos para cancelar autos de infração ambiental e sua respectiva multa, bem como termos de embargo ambiental, com maior ênfase nas infrações ambientais de desmatamento na Floresta Amazônica.
Instagram
LinkedIn
YouTube
Post anterior
[Vídeo] 🔥 Decreto 6.514/08 Alterado: Novas Infrações e Multas Milionárias para Queimadas e Incêndios
Próximo post
[Vídeo] Podcast#15 – Áreas de Preservação Permanente Entenda a Importância

Leia também

Bibliografia Recomendada

Quanto à bibliografia, vou tratar dos livros que, após recomendações do João Lordelo (Procurador da República), Eduardo Gonçalves (Procurador da República) e Márcio André Cavalcante (Juiz Federal), Patrick Nilo (Procurador…