#costurandoatoga – Processo Civil – Apostila 3 – Do Processo

Fala pessoal! Todos firmes nos estudos????????
 
Espero que sim, e que não percam o foco nos feriados. É possível dar uma estudada a mais, bem como dar uma descansada também. Basta racionalizar o tempo.
 
Hoje eu trago o tema PROCESSO para vocês, de Direito Processual Civil. É uma matéria basilar, de Teoria Geral do Processo, juntamente com Jurisdição e Ação. Assim, geralmente nos primeiros semestres de processo civil se estuda isso: Jurisdição, Ação e Processo. Jurisdição é o poder de dizer o direito ao caso concreto. Ação é o meio pelo qual vou buscar o exercício da jurisdição. Processo é método pelo qual se opera a jurisdição. Já o procedimento, é a maneira de exteriorização dos atos processuais e o desenvolvimento do feito.
 
Isto posto, é muito importante o enfoque que será dado a essa matéria. Aqui estão os pressupostos processuais, umbilicalmente ligado à regularidade do processo. Portanto, deem atenção especial. Eu sempre digo: as matérias principais são as basilares. Olhem as últimas provas dos TRFs e vocês verão quantas questões basilares e principiológicas caíram. Estudem bem isso:
 
• Teorias que procuram explicar a natureza jurídica do processo;
• Distinção entre processo e procedimento;
• Elementos da relação jurídica de natureza processual;
• Pressupostos processuais: objetivos, intrínsecos e extrínsecos, e subjetivos;
• A citação como pressuposto processual;
• Distinção entre capacidade de ser parte, de estar em juízo e capacidade postulatória;
• Princípio do devido processo legal formal e substancial;
• Princípio do contraditório como poder de influência na decisão judicial;
• Princípio do contraditório e vedação a decisões surpresa;
• Casos de contraditório diferido;
• Hipóteses legais de decisões não fundamentadas – art. 489, § 1º, do CPC;
• Legitimidade da fundamentação per relationem;
• Princípio da primazia do julgamento do mérito;
• A distinção (distinguishing) e a superação (overruling) como elementos de fundamentação;
• Princípio da cooperação.
 
CLIQUE AQUI para baixar o arquivo.
 
Para os que não conhecem ainda o Projeto Costurando a Toga, CLIQUE AQUI e saiba mais sobre nosso projeto de elaboração de apostilas de todo o edital da magistratura federal.
 
Tenham um bom feriado e bons estudos!
 
Diovane Franco Rodrigues
Instagram: @diovanefranco
Escrito por

Diovane Franco

Advogado atuante em Direito Ambiental, graduado pela Universidade Católica Dom Bosco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Faculdades de Ciências Gerenciais e Jurídicas de Sinop. Também é pós-graduado em Direito Administrativo, com ênfase em controle da administração pública em prol dos particulares, aplicando seu conhecimento sobre Direito Administrativo na defesa de produtores rurais em questões ambientais. Também possui grande experiência em Direito Tributário. Deixou a carreira de servidor público na Justiça Federal (TRF-1 e TRF-3) para se dedicar exclusivamente à Advocacia Ambiental. É sócio-fundador do escritório Farenzena & Franco Advocacia Ambiental, dedicado exclusivamente à defesa de pessoas físicas e jurídicas acusadas de infrações contra o meio ambiente, nas esferas administrativa, cível e penal. Atua pujantemente em execuções fiscais de cobrança de multa decorrente de processo administrativo ambiental, elaborando e desenvolvendo embargos à execução, exceção de pré-executividade, bem como eventual ação anulatória ou declaratória visando à extinção de improcedência de execuções fiscais. É especialista em elaboração de defesas e recursos administrativos para cancelar autos de infração ambiental e sua respectiva multa, bem como termos de embargo ambiental, com maior ênfase nas infrações ambientais de desmatamento na Floresta Amazônica.
Instagram
LinkedIn
YouTube
Post anterior
#costurandoatoga – Direito Tributário – Limitações constitucionais ao poder de tributar – Apostila 2
Próximo post
#costurandoatoga – Processo Penal – Inquérito Policial – Apostila 02

Leia também

Bibliografia Recomendada

Quanto à bibliografia, vou tratar dos livros que, após recomendações do João Lordelo (Procurador da República), Eduardo Gonçalves (Procurador da República) e Márcio André Cavalcante (Juiz Federal), Patrick Nilo (Procurador…